Avaliação de Preço

Avaliação de Preço do Gasóleo FOB Singapura

  • O que é Platts Gasóleo FOB Singapura?
  • Como avaliamos o gasóleo FOB Singapura?
  • Evolução do Platts Gasóleo FOB Singapura

O que é Platts Gasóleo FOB Singapura?

O termo 'Platts Gasóleo FOB Singapura' refere-se ao preço físico da carga de gasóleo em base FOB entre 15 e 30 dias a partir da data de publicação. As especificações de gasóleo avaliadas pela S&P Global Platts incluem 2.500 ppm, 500 ppm, 50 ppm e 10 ppm de enxofre.O preço-referência do gasóleo é a principal referência de preços do mercado físico para carregamento de gasóleo ou entrega a traders, refinarias e usuários finais na Ásia. O preço-referência atual reflete o gasóleo com 500 ppm de enxofre, que é avaliado desde 17 de julho de 2000.Apoiada pelo crescimento econômico firme na Ásia, a demanda por combustível multiuso cresceu e agora a Ásia é líder na produção de gasóleo, além de ser um consumidor-chave, tornando a avaliação do do gasóleo FOB Singapura uma referência de preço para todo o mundo.As exportações anuais de gasóleo dos principais centros regionais de refinarias, Coreia do Sul e Índia, superaram 20 milhões de toneladas em cada país, enquanto grandes centros de demanda na Ásia-Pacífico, como a Austrália, importam volumes semelhantes, segundo dados da Joint Oil Data Initiative.

Como avaliamos o gasóleo FOB Singapura?

As avaliações físicas da S&P Global Platts para o gasóleo em Singapura refletem um mínimo de 150 mil barris, no máximo 250 mil barris, embarque em 15-30 dias a partir da data da publicação. Os participantes do mercado devem especificar o carregamento para um período de cinco dias no momento do envio de uma oferta para publicação no processo de avaliação.As avaliações do gasóleo são realizadas com base no processo de avaliação Market On Close da Platts.

Evolução do Platts Gasóleo FOB Singapura

A S&P Global Platts começou a avaliar o gasóleo FOB Singapura com 5.000 ppm no início dos anos 80. À medida que a demanda regional aumentou e a necessidade de enxofre no gasóleo diminuiu, a S&P Global Platts Singapura começou a adicionar avaliações com outros teores de enxofre. O padrão de enxofre atual – 500 ppm – foi avaliado pela primeira vez em 17 de julho de 2000.Outras avaliações incluem 2.500 ppm, iniciadas em 1999, e finalmente 10 ppm de enxofre em 3 de novembro de 2008. A Platts lançou a última avaliação em resposta à redução dos padrões de enxofre para 10 ppm pelos principais importadores da região, principalmente a Austrália em 2008.Em 6 de setembro de 2016, a Platts abriu uma consulta formal sobre a redução da especificação de enxofre nas avaliações do gasóleo.Após amplo engajamento e feedback do mercado, a S&P Global Platts anunciou em 5 de dezembro que reduziria a especificação de enxofre de suas principais avaliações de gasóleo, Singapura e FOB do Golfo Árabe, de 500 ppm para 10 ppm a partir de 2 de janeiro de 2018.A partir de 2 de janeiro de 2018, as avaliações Platts gasóleo FOB Singapura, FOB Golfo Árabe, FOB Golfo Árabe LR2 e FOB Coreia começaram a refletir um máximo de 10 ppm de enxofre. As seguintes avaliações e códigos foram afetados:Códigos de AvaliaçãoGasóleo FOB Singapura POABC00Gasóleo FOB Golfo Árabe POAAT00Gasóleo FOB Golfo Árabe LR2 AAKBT00Gasóleo FOB Coreia POAIE00A Platts também avaliará diferenciais e tiras nesses mercados com base no gasóleo com máximo de 10 ppm de enxofre.Observe que a avaliação Platts Gasóleo C+F Japão já reflete um máximo de 10 ppm de enxofre.